• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

15 de Agosto de 2018

Controle Patrimonial: o que é e qual a sua importância para as empresas

Você sabe qual é o valor patrimonial da sua empresa? E se fosse passar por uma auditoria, teria um mapa detalhado do ativo fixo?

A resposta de muitos empresários para essas perguntas é não. Com todas as obrigações tributárias, trabalhistas e a gestão do negócio muitos acabam por deixar de lado o controle patrimonial da empresa. Mas essa falta acaba por prejudicar o negócio, impedindo que ela consiga obter economia financeira e operacional.

O controle patrimonial pode ser definido como o gerenciamento de todo o patrimônio de uma empresa, abrangendo desde os ativos tangíveis até os intangíveis. Ou seja, ele inclui bens mensuráveis e físicos (tangíveis) - como edificações, veículos, computadores, móveis - e também os de difícil mensuração ou que não possuem uma representação física (intangíveis) – como as patentes e franquias.

>> AS 7 MELHORES PUBLICAÇÕES SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO

Consiste, basicamente, na catalogação e identificação de todos os bens e onde estão alocados na empresa. A falta desse controle torna impossível ter uma noção real e concreta sobre o momento econômico e a situação financeira. Quando este controle é bem realizado ele auxilia na tomada de decisão, reduz os riscos e incertezas na tomada de crédito.

Segurança jurídica
Entre seus principais benefícios está a segurança jurídica, pois com o um controle patrimonial transparente evita-se problemas com a Receita Federal e com o Poder Judiciário – em casos de cobrança de indenizações trabalhistas ou processos de recuperação judicial.

Previsibilidade e controle
Para ter dados precisos sobre lucros e prejuízos é preciso saber quanto foi gasto com a compra de maquinário, depreciação, troca de objetos antigos por novos, perda e roubo de bens, materiais essenciais para o serviço, entre outros. Sem essas informações fica difícil ter uma previsão das futuras despesas e impossibilita verificar a perda de dinheiro com manutenção de maquinário ou roubos, por exemplo.

Além disso, com o controle patrimonial realizado é possível programar ações de manutenção e troca de bens de forma mais assertiva e sem que eles depreciem totalmente.

>> DESCUBRA COMO UM CONTADOR PODE AJUDAR NA GESTÃO DE SUA EMPRESA

Credibilidade
Outra vantagem do controle patrimonial está no fato de que ele é necessário para a obtenção de certificados – como o ISO 9000. Eles são importantes, pois atestam a credibilidade da empresa e conferem mais segurança às relações comerciais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Quer saber mais sobre controle patrimonial e como um escritório de contabilidade pode te ajudar? Entre em contato com a Proceconta clicando aqui.