• Tire todas as suas dúvidas sobre a Reforma Trabalhista. Baixe agora o nosso ebook gratuíto!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

27 de Dezembro de 2017

Quer ser um profissional proativo? Descubra como!

Atualmente, muito tem se falado sobre a necessidade de profissionais proativos nas organizações. Entretanto, o que isso significa? Como identificar se este é o seu perfil? O que fazer para melhorar esta característica? Confira!

O que é?
Proatividade é definida no dicionário como a “característica de quem busca identificar ou resolver os problemas por antecipação, com antecedência; presteza, diligência”. Portanto, o proativo é o indivíduo que possui esta característica, agindo com iniciativa, eficiência e agilidade.

Nesse sentido, podemos compreender a proatividade como um tipo de comportamento que decorre de uma atitude frente ao mundo, que tem a capacidade de observar e prever o que precisa ser feito, antes que as coisas aconteçam.

Quais as características deste profissional?
No universo corporativo o profissional proativo é aquele que não admite fazer apenas o que o gestor solicita. É aquele que questiona, age, propõe soluções antes dos problemas serem percebidos, que busca encontrar novas formas de fazer e facilitar o trabalho. Neste sentido, podemos listar três características deste perfil:

- Antecipa os fatos: busca identificar problemas e soluções para além do seu trabalho, com o objetivo de que as coisas deem certo.
- Foco nas soluções: o profissional deste perfil não fica reclamando, ou esperando que as coisas se resolvam. O proativo tem seu foco voltado para as soluções, apresenta projetos, ações – ou já saí fazendo – para resolver os problemas.
- Visão sistêmica: para ter a capacidade de prever dificuldades é necessário ter uma visão sistêmica. Assim se consegue compreender onde há falhas e quais as possíveis soluções.

Como ser mais proativo?
A proatividade é uma característica que pode ser trabalhada ao longo da vida. Hábitos e estímulos ajudam a desenvolver esta capacidade. Preparamos uma lista com alguns deles, confira.
- Questione: não se conforme com o estado atual das coisas, pergunte-se como elas poderiam ser melhores e se há outra forma de fazer.
- Aja: não tenha medo, arrisque. Se viu algo que pode ser mudado atue de forma que faça isso se realizar.
- Não fique procurando culpados: foque suas ações em encontrar soluções, não em ficar remoendo problemas ou rixas.
- Inspire-se: mantenha sua curiosidade ligada, procure apreender como outras empresas e setores resolvem seus problemas, busque cases e procure pessoas que te inspiram.

A partir destas iniciativas você será capaz de desenvolver uma atitude mais proativa.

Precisa de serviços contábeis e empresariais? Entre em contato com a Proceconta clicando aqui.