• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre IRPF. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

13 de Junho de 2018

Tudo o que você precisa saber sobre o eSocial

O prazo para o envio de dados para o eSocial está chegando e é importante as organizações compreenderem o que muda com essa nova ferramenta para evitar erros e multas. Todas as empresas devem iniciar o envio de informações para o sistema a partir de julho de 2018, aquelas que possuem um faturamento maior que R$ 78 milhões já iniciaram o processo em janeiro.

Em síntese, o eSocial é um sistema unificado de prestação de contas aos órgãos públicos de controle e fiscalização. Seu objetivo é tornar o processo menos burocrático e mais simples, além de possibilitar uma melhor fiscalização com o cruzamento de dados em tempo real.

Reunimos todas as publicações que já fizemos sobre esse assunto para te ajudar a compreender todos os aspectos sobre o eSocial, confira.

Uma introdução ao eSocial

O que é o eSocial? O que muda? Como funciona? Quais são os principais riscos para as empresas? Respondemos todas essas perguntas nesse texto.


5 mudanças trazidas pelo eSocial que você precisa saber

O eSocial vai mudar o envio das informações sobre os colaboradores e seus prazos. Alguns pontos são essenciais nesse processo.

eSocial: quais são os riscos?

A omissão de informações ou sua prestação de forma equivocada representam riscos para as empresas, pois a fiscalização e o cruzamento de dados será ampliado com o sistema. Nesse sentido, o cuidado com os dados enviados deve ser grande, evitando prejuízos e penalidades. Buscando auxiliar as empresas nesse processo de adaptação, elaboramos uma lista com as principais situações passíveis de erro.


Regras da Declaração de Débitos e Créditos Tributários são divulgadas pela receita

A Receita Federal divulgou, no Diário Oficial da União do dia 8 de fevereiro, a Instrução Normativa RFB nº 1.787 que apresenta as regras relativas à DCTFWeb. Essa declaração será gerada, automaticamente, a partir das informações prestadas no eSocial e/ou da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).


Saúde e segurança do trabalho: o que muda com o eSocial

Na prestação de informações sobre Saúde e Segurança no Trabalho as novidades se referem a necessidade de enviar eletronicamente os dados sobre postos de trabalho; funcionários com direito à insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial, suas respectivas justificativas técnicas; entre outros.

 

 A Proceconta já conta com equipe capacitada e preparada para trabalhar com o eSocial, oferecendo segurança, comprometimento e qualidade na prestação do serviço para as empresas. Entre em contato com a Proceconta clicando aqui.