• Confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre LGPD. Baixe agora o nosso e-book gratuito!
  • baixe o e-book
  • Siga-nos no Facebook
  • Siga-nos no Twitter
  • Siga-nos no Linkedin

(51) 3026-8282


Blog

18 de Julho de 2018

Aumente a produtividade: 6 dicas para manter sua equipe motivada!

O sucesso de um negócio depende diretamente de sua equipe. Se ela estiver motivada, bem orientada, com objetivos claros, ciente de sua atribuição e preocupada com o negócio, a produtividade, a eficiência e o rendimento aumentam. Assim, as chances de o empreendimento ser bem-sucedido aumentam consideravelmente.

Porém, guiar uma equipe e mantê-la motivada não é uma tarefa fácil. O gestor precisa estar sempre atento, ser claro em suas demandas e estar conectado com as pessoas.

Preparamos algumas dicas para auxiliar você a extrair o melhor do seu time, confira!

1. Avalie sua equipe
O primeiro passo para manter a sua equipe engajada é fazer uma avaliação dela e do tipo de relacionamento que foi construído até então. É hora de pensar como você vê as pessoas que trabalham na sua empresa. Como você se dirige, qual é o tipo de organização e relacionamento que vocês mantêm?

Segundo o autor Idalberto Chiavenato, existem dois tipos de equipes:
● Equipes onde as pessoas são os recursos (pessoas que trabalham com horário fixo, fazem o trabalho que é determinado pelo superior da empresa);
● Equipes onde as pessoas são parceiras (pessoas que vestem a camisa da empresa, se sentem parte do negócio e opinam sobre decisões importantes).

O ideal é estabelecer um relacionamento em que as pessoas sejam parceiras, se você está nessa situação essa é uma boa notícia. Se a sua equipe está se sentindo mais como um recurso, é preciso fazer as mudanças para mudar a dinâmica do relacionamento. Para isso, será preciso mudar a forma como o trabalho está sendo realizado, escutar as opiniões da equipe sobre o trabalho e persistir neste objetivo.

>> 5 erros comuns que todo empreendedor precisa evitar

2. Lidere
A liderança deve acontecer naturalmente e nem sempre ela seguirá a hierarquia da empresa. Uma equipe liderada trabalha com mais confiança, esteja presente e disponível para lidar com quaisquer problemas que possam surgir. Lembre-se que ser chefe é diferente de ser líder!

A escuta nesse processo é essencial, a equipe tem, muitas vezes, uma visão diferente do negócio e seus processos. A partir disso elas conseguem ter sugestões e insights que estão fora do radar do gestor. Além disso, quando for dar ordens ou cobrar algum projeto seja educado e respeitoso, isso faz com que o ambiente de trabalho seja agradável.

3. Organize a casa
Organização é essencial para uma equipe motivada, as pessoas precisam saber o que precisa ser feito, quando precisa ser entregue e quem é o responsável. Sem isso fica difícil, inclusive, cobrar a responsabilidade por atrasos ou outros problemas.

Coloque tudo no papel, todas as tarefas e pessoas responsáveis por elas. Datas, prazos vencidos, confira tudo o que precisa ser organizado a partir de então. Neste momento, você precisa levar em consideração não só as habilidades individuais, mas também, o tempo que cada membro da equipe possui para se dedicar a determinada atividade.

4. Prioridades
Para montar um bom fluxo de trabalho, é preciso estipular as emergências e o que pode ser feito depois. Coloque prazos e datas em tudo!

>> Dicas para lidar com um cliente insatisfeito

5. Cabeças diferentes
É preciso aceitar que às vezes em uma equipe contamos com pessoas de diversas gerações e maneiras de pensar. Podem acontecer alguns conflitos diante disto, mas o ideal é que você encare estas diferenças como mais maneiras de se pensar em um mesmo objetivo: o sucesso da empresa!

6. Recompense!
A melhor forma de estimular a sua equipe é recompensar quando algum resultado positivo é atingido! Desta forma, as pessoas irão se sentir reconhecidas e mais confiantes para buscar bons resultados na empresa.

Com estas simples dicas, você poderá obter melhores resultados da sua equipe e consequentemente, mais sucesso. Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, mas manter o time no mesmo barco é essencial para que tudo ocorra como o planejado!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Quer saber como a Proceconta pode auxiliar a sua empresa? Entre em contato clicando aqui.